NiTfm live

cafés e bares

Kubidoce volta ao Algarve com pão artesanal e bolos sem açúcar branco

A pastelaria mais conhecida de Olhão voltou a abrir com um conceito renovado. O sucesso é o de sempre.
Tem capacidade para 24 pessoas.

Nos últimos anos, a Kubidoce tornou-se uma das pastelarias mais conhecidas de Olhão, no Algarve, tanto pela qualidade dos bolos como pela criatividade que tinha. Filipe Martins, o responsável, precisava de algum tempo para fazer formação e voltar em força. Fechou os dois espaços na cidade e outro que tinha na Fuseta, em 2018. Viajou para Espanha, Bélgica e Itália de onde trouxe novos conhecimentos. Acabou por não ficar muito tempo parado e no final de junho a Kubidoce estava novamente aberta, numa nova localização e um conceito renovado. Mas tudo por causa dos pedidos dos clientes.

“Comecei a fazer pão de massa mãe para a minha mulher quando estava grávida no final de 2018. Deixava-a menos enjoada. Arranjei um espaço e comecei a fazê-lo em maiores quantidades já que várias pessoas vinham bater à porta para o comprarem”, explica à NIT Filipe Martins. O pequeno negócio começou a crescer, e depois do pão passou a fazer croissants e aos fins de semana produtos de pastelaria sem açúcar branco, que cortou de vez em tudo o que faz.

“Abrimos essa loja ao público no início de janeiro.” Continuavam a ter bastantes pedidos e a solução foi voltar a abrir a Kubidoce. “As pessoas já conheciam o nome. Apesar de termos um conceito diferente, não fazia sentido mudar.”

Além deste projeto, Filipe Martins, 32 anos, continua a dar aulas na escola de hotelaria do Algarve. A pastelaria abriu na Estrada Nacional 125, no centro de Olhão. A zona de produção está à vista de todos. Ali fazem vários tipos de pão com fermentação natural. Há de quinoa, centeio, alentejano, de água ou com nove cereais.

O pão é de fermentação natural.

Na parte de pastelaria, existem várias sugestões sem glúten e preparadas com açúcar amarelo. Aqui as sugestões são inspiradas na pastelaria francesa, mas também há opções típicas do Algarve, como os doce finos e os Dom Rodrigo.

Outras sugestões, e que já vêm do antigo projeto, é o folar de Olhão. Tem um formato enrolado e é vendido durante todo o ano. Além da versão tradicional, existe de batata doce com amêndoa e ainda outro com figo, laranja e amêndoa.

Preparam também sandes com os pães caseiros, panquecas, waffles, bruschetas e pizzas. A Kubidoce abre todos os dias a partir das sete da manhã. O espaço tem capacidade para 24 pessoas. Fazem também bolos de aniversário.

Carregue na galeria para conhecer melhor o Kubidoce.

localização, contactos e horários

morada
  • Kubidoce [ver mapa]
    Estrada Nacional 125, 118, Olhão
    8700-137 Olhão
    localização
    Algarve
site e redes sociais