NiTfm live

Cafés e Bares

Já arrancou a Cocktail Week — e há dezenas de bebidas para provar

A nova edição do evento regressa à capital e acontece pela primeira vez no Porto. No total são 68 espaços aderentes.
Fotografia de Filipe Vera-Cruz.

Durante os próximos dias, de 11 a 19 de outubro, vai poder pôr em prática o seu espírito boémio e provar os vários cocktails que fazem parte da Cocktail Week, um evento dedicado aos cocktails que se criam nos melhores bares e restaurantes da cidade. A grande novidade desta edição é o facto de acontecer pela primeira vez no Porto.

É no site da Cocktail Week que poderá conhecer os 68 espaços aderentes das duas cidades. Por Lisboa, alguns exemplos são o Cinco Lounge, o Topo Chiado, o café Klandestino, o Rio Maravilha, o Ferroviário, a Pensão Amor ou o Le Chat. No Porto, pode dirigir-se ao Honorato Clérigos, Terraplana, Vogue Café Porto ou The Gin House.

Mas o que é que o evento tem para oferecer, em concreto? Vamos começar pela melhor parte: durante estes nove dias, entre as 18 e as 23 horas, acontece o Momento Cocktail, que basicamente segue a regra do “paga um leva dois”. A ideia é que escolha uma das três ou quatro bebidas disponíveis em cada espaço para integrarem a Cocktail Week e recebe um segundo cocktail de oferta.

O Dinner & Cocktail é uma das novidades desta edição. Nas duas cidades haverá também uma rota de bares e restaurantes que vão fazer uma combinação que junta bebida e comida. Aqui poderá experimentar as propostas da Casa dos Prazeres, do Bistro 100 Maneiras, do Cais da Pedra, do Damas e do Boa-Bao, em Lisboa; ou do Mini Bar, do Mito, do Digby e do Terminal 4450, no norte.

No final do evento vai ainda ficar a saber qual é o melhor cocktail de cada cidade. A eleição da melhor bebida será feita por um júri, que vai passar pelos bares para provar as bebidas que representam cada espaço. O vencedor será divulgado na festa de encerramento da Cocktail Week que acontece a 19 de outubro, sábado. Existe ainda um prémio de melhor cocktail para a escolha do público — e pode votar através do site do evento. 

Este artigo foi escrito em parceria com a Edições do Gosto.