cafés e bares

Gulden Draak: a cerveja belga do dragão já tem um bar no Porto

É a primeira cervejaria oficial da marca em Portugal e a segunda no mundo.

É o novo bar da cidade.

Pelas ruas do Porto não faltam cervejarias, mas a vender a cerveja belga Gulden Draak, não há muitas. Felizmente desde 9 de fevereiro que há uma casa onde isso é possível. No antigo espaço do Pausa Bar nasceu uma bierhuis que é, para quem não fala belga, uma casa da cerveja. Uma cervejaria, portanto. E porque é que isto é uma ótima notícia? Trata-se do primeiro ponto de venda oficial do País e o segundo em todo o mundo – o primeiro está em Praga, na República Checa.

O novo bar da cidade é dos irmãos Abílio e José Monteiro, responsáveis também pelo Pausa Bar, o espaço que hoje se transformou no Gulden Draak. A cerveja belga já tinha lugar permanente na carta, mas a marca belga contactou-os em abril do ano passado e convidou-os a mudar o conceito da cervejaria.

Começaram as obras, abriram-se as portas e para quem já conhecia o Pausa, nota-se imediatamente que está tudo radicalmente diferente. O espaço amplo de cores escuras, mesas lado a lado onde cabiam cerca de 20 pessoas transformou-se e tem agora um ambiente mais mais moderno com capacidade para pelo menos 30 pessoas sentadas. Há mais luz, mais espaço, garrafas expostas às dezenas e um mapa que revela todos os lugares no mundo onde se pode comprar e beber a Gulden Draak.

Abílio Monteiro assume que o espaço ainda não tem um lema oficial, mas se tivesse que escolher, seria algo como “ensinar a gostar de cerveja”. Das torneiras saem 12 cervejas à pressão e há ainda mais de 60 marcas para experimentar. O objetivo passa por transformar os mais teimosos em crentes.

É o próprio quem confessa que “só olhava para a Super Bock”, mas que hoje reconhece uma enorme variedade, graças à formação que fez junto da Gulden Draak na Bélgica. “Eu arriscaria dizer que é impossível não gostar de cerveja. Há mais de 150 combinações possíveis. As pessoas é que ainda não experimentaram a certa”, explica à 4MEN.

A Gulden Draak é, inevitavelmente, a cerveja mais procurada. Tem um teor alcoólico de 10,5% e um sabor forte e cremoso com toques de caramelo, chocolate e café. Servida à pressão, um copo de 33 cl custa 4,7€.

É uma “cerveja que não se estraga facilmente”, explica Abílio, isto porque é feita com “fermento de vinho e o fermento transforma o açúcar em álcool e evolui quer em garrafa, quer em barril”.

Na carta encontra ainda muitas variedades belgas, da Maredsous à Augustijn, passando pela Leute ou pela Piraat. E petiscos para acompanhar esta viagem não faltam: há pão de alho, nachos, presunto, salame e queijo com a famosa mostarda de Ghent. Tudo para provar à hora certa, isto é, na happy hour, que acontece de segunda à sexta, das 16h00 às 20h00.

localização, contactos e horários

morada
  • Gulden Draak – Bierhuis Porto [ver mapa]
    Rua de José Falcão, 82, Porto
    4050-294 Porto
    localização
    Porto