NiTfm live

Cafés e Bares

O novo café de Lisboa que também é mercearia, galeria de arte e loja de roupa

O Curva fica na Graça, e tem um conceito muito particular.
Iogurte com fruta e granola.

Daniel Abrantes tem 31 anos e, juntamente com o sócio Aleksey Vitebsky, é dono do Curva. Tecnicamente, o espaço é um café. No entanto, na realidade, é muito mais do que isso: no espaço que abriu na Graça, em Lisboa, no final de agosto, há uma pequena mercearia, uma galeria de arte e até uma pequena loja. “Eu era gerente da Casa Independente, sempre trabalhei em teatro, e pensei que se conseguia gerir tanta gente, também conseguiria gerir o meu próprio negócio [risos]”, conta à NiT Daniel Abrantes, licenciado em Estudos Artísticos.

“Eu e o Aleksey encontrámos este espaço na Graça, com 200 metros quadrados, e gostámos muito. Mas achámos que era muito grande para ser só uma cafetaria. Foi assim que surgiu o conceito de galeria e loja. E ainda temos uma outra pequena loja dentro do café, onde vendemos os produtos que utilizamos nos pratos, como as bolachas de vinho do Porto, que vêm nas tábuas de queijo”, explica.

A decoração é moderna, clean e muito bonita. E foi toda pensada por Daniel. “Também temos muitas plantas, porque adoramos.” Na pequena mercearia, junto à cafetaria, encontra alguns produtos como queijos, bolachas, xaropes e licores.

Já na galeria e na loja, nada é fixo. Este sábado, 30 de novembro, por exemplo, é inaugurada uma exposição de cerâmicas. Na loja, os criadores, normalmente designers portugueses, vão mudando e vão sendo vendidas roupas, artigos de decoração, revistas, ou livros.

No café, o conceito central são as tostas abertas, de onde se destacam a tosta mista com três queijos (5€) e a tosta de burrata com presunto (7€). “O café de especialidade, que servimos, também tem muita saída”, refere o dono.

Além de várias tostas, pode ainda pedir tábuas, pastelaria, iogurtes, ou papas de aveia. O estabelecimento funciona com pré-pagamento, mas tem serviço de mesa, e 35 lugares sentados.

O café Curva fica no número 108D da Rua Damasceno Monteiro. Está aberto de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas, e ao domingo, entre as 10 e as 17 horas. Carregue na galeria para conhecer melhor o espaço e os pratos.