NiTfm live

cafés e bares

Crossroad: o pequeno café em Lisboa onde os pratos mudam todos os dias

Só tem 30 metros quadrados e capacidade para 12 pessoas. Ainda assim consegue um menu diferente todas as semanas.
Só tem capacidade para 12 pessoas.

Durante a semana, pode ir almoçar todos os dias ao Crossroad, o novo café da Baixa de Lisboa, que não vai encontrar um prato igual. O espaço é pequeno, só tem 30 metros quadros e capacidade para 12 pessoas, mas abre cedo, por isso é sempre possível passar por lá para tomar o pequeno-almoço, com torradas, croissants, scones e panquecas.

José Camacho, 45 anos, é um dos responsáveis pelo negócio. Trabalhava num gabinete de projetos, mas queria mudar de vida e abrir um espaço próprio. “Trabalhei durante cinco anos em restaurantes e cafés para amadurecer a ideia”, explica à NiT. Até os projetos que fazia estavam ligados à restauração.

Para avançar com o Crossroad juntou-se a uma sócia original da Malásia que já tinha este espaço na Baixa, na Rua do Crucifixo, mesmo à saída do metro. “O café esteve em obras durante um ano”.

A carta tem uma sopa, uma sandes, uma salada, um prato e uma sobremesa que muda todos os dias e que está descrita num quadro especial do restaurante. Quando a NiT passou pelo espaço, havia creme de cenoura com ervilhas, um wrap de salmão, a salada mediterrânea com carne assada, pato com batata doce e um chessecake de manga.

Tudo pode ser levado como take-away.

É sempre possível pedir as opções individualmente ou em menu que juntam bebida, café e sopa. Por exemplo, a versão com prato principal fica a 8,50€. A de salada custa 8,50€. Como não têm muito espaço, há sempre a hipótese de pedir para take-away, tudo em embalagens biodegradáveis. “Já estamos a antecipar as diretrizes ambientais.”

Tendo uma sócia da Malásia, é normal que algumas das sugestões cheguem com um toque asiático. O Crossroad está aberto a partir das 8 horas. Logo de manhã, e até durante o período da tarde, há uma ementa cheia de sugestões.

Tem sandes e croissants com manteiga, compota, queijo e fiambre; torradas com banana e queijo brie; ovos estrelados ou mexidos; scones com manteiga e mel ou leite condensado e manteiga de amendoim; panquecas com mel e fruta; tábuas de queijos e enchidos; fatias de bolos, cookies e muffins.

Para acompanhar, há uma infusão diferente todos os dias. Sumos naturais, chocolate quente, chás, refrigerantes, cerveja e vinho a copo ou garrafa são outras das opções.

Quem manda nisto tudo?

Nome: José Camacho
Idade: 45 anos
Convença-nos a visitar este espaço: “É um espaço de refeições rápidas e saudáveis.”

Carregue na galeria para conhecer melhor o novo Crossroad.

tags:

localização, contactos e horários

morada
  • Crossroad Cafe [ver mapa]
    Rua do Crucifixo, 10, Lisboa 1100-183
    1100-183 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Baixa
site e redes sociais

ficha técnica

tipo(s) de cozinha
Café