NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Queijos e enchidos à tábua na Picaria

As melhores alheiras e queijos da Serra já não são um segredos dos chefs de topo. No Tábua Rasa, pode prová-los e levá-los para casa.

É sabido que os melhores chefs do País escolhem apenas os melhores produtos para servir à mesa dos seus restaurantes. Durante sete anos, Carolina Matos ficou encarregue de fazer chegar os melhores enchidos e queijos às cozinhas de chefs como José Cordeiro ou Ricardo Costa. Agora, chegou a vez de levar os produtos regionais ao grande público. O Tábua Rasa abriu as portas a 12 de dezembro na inevitável Rua da Picaria.

Foi graças ao trabalho na distribuidora do pai que Carolina aprofundou o conhecimento dos diversos produtores artesanais e respectivas especialidades regionais. A ideia para o conceito do Tábua Rasa “surgiu há cinco anos”, numa fase em que instalar um negócio na Baixa da cidade “era muito complicado devido ao valor alto das rendas”.

Depois de uma experiência como assistente de bordo no Dubai, Carolina regressou à cidade do Porto e, juntamente com Francisco Ré, desenvolveu o Tábua Rasa “em tempo recorde”. Em pouco mais de um mês o espaço foi preparado para receber os melhores queijos e enchidos de Portugal.

“Somos um espaço para petiscar, mas também uma queijaria e charcutaria”, explica à NiT.

Entre os 24 queijos portugueses disponíveis, o destaque vai para o vencedor do prémio de melhor queijo de ovelha amanteigado de 2013, vindo diretamente da Queijaria Anastácios, em Seia. É da mesma localidade que chega, todas as quartas-feiras, o requeijão fresco.

Mais a norte, de Bragança, chega a alheira de javali, que “tem sido um sucesso”, a par dos chouriços doces, um conceito “estranho à maioria das pessoas” — enchidos doces feitos à base de mel, sangue de porco e frutos secos.

As regras ditam que ao lado de um bom queijo, deve sempre estar um copo de vinho. A lista não é extensa. Há apenas três referências provenientes de três regiões demarcadas: o Quinta do Vallado, do Douro; o Caiado, do Alentejo; uma marca própria produzida no Dão, na Quinta dos Penassais.

Os queijos e enchidos são servidos em tábuas de três tamanhos — a pequena com quatro variedades, a média e a grande, respetivamente com seis e oito produtos. Aqui, os clientes é que mandam, e podem personalizar as tábuas conforme preferirem. Se tiver dúvidas, peça ajuda aos funcionários, que preparam um conjunto harmonizado de acordo com os seus gostos.

Carregue na imagem acima para conhecer o espaço e alguns dos produtos.

localização, contactos e horários

morada
  • Rua da Picaria, 68, Porto
site e redes sociais
site
www.tabua-rasa.com
facebook
www.facebook.com/tabuarasapicaria
horários
Terça a sábado, 12h—00h. Domingo, 13h—22h


ficha técnica

aceita reservas?
sim