NiTfm live

Cafés e Bares

Estes são os novos bolos enrolados de Lisboa

Abriu no Terreiro do Paço um quiosque com chimney cake. Não sabe o que é? Nós explicamos.
Foto de Edible Queens

O Terreiro do Paço está a transformar-se numa zona proibida para quem está de dieta. Depois da chegada da carrinha das Bolas da Praia, com bolas de Berlim de vários recheios, abriu um quiosque com chimney cake, em Lisboa, na segunda-feira, 16 de novembro.

As origens do bolo chaminé não são certas, mas parece que surgiu na Transilvânia, atual Roménia, no século XIII. Agora é em feiras, festivais e eventos de street food que estes bolos estão à venda em toda a Europa. Há países que o servem com torrão ou caramelo, como a Suécia ou a República Checa.

À estação fluvial do Terreiro do Paço, junto ao Tejo, chegou a versão húngara, que é bem mais simples. No quiosque da Sweet Rolls há vários rolos onde a massa, feita com farinha de trigo, é colocada a levedar por uns minutos. Depois segue para um forno rotativo durante dez minutos, onde é cozido.

Pode prová-lo apenas com açúcar ou com canela, noz, coco, petitas de chocolate ou coloridas ou cacau em pó. Todas estas variantes custam 2€. A mais cara, 2,50€, é provável que seja também a mais pedida. Está coberta com Nutella.

O quiosque da Sweet Rolls fica no interior da estação fluvial do Terreiro do Paço, que tem também correspondência com o metro, na linha azul. A estação tem um café, um espaço da Marmita, um com gelados e ainda a Waffelaria — é mesmo ao seu lado que fica o Sweet Rolls.

localização, contactos e horários

morada
  • Estação Fluvial do Terreiro do Paço, Lisboa
    Lisboa
horários
10h-19h

ficha técnica

região
Lisboa
aceita reservas?
sim