NiTfm live

Restaurantes

Forno d’Oro recebe estrela Michelin das pizzas

É a terceira pizzaria em Lisboa a receber a distinção da associação italiana.

Há mais uma pizzaria em Lisboa onde pode comer a verdadeira pizza Napolitana. Depois de Come Prima e Mercantina é a vez do restaurante Forno d’Oro receber o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), considerado como a estrela Michelin das pizzas. Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, a pizzaria da Rua da Artilharia 1 vai realizar um jantar comemorativo onde será entregue o prémio (a partir das 20h30).

O Forno d’Oro abriu no final de janeiro de 2015, no lugar da pizzaria Mezzaluna, e tem como responsável o chef nepalês Tanka Sapkota, dono também do Come Prima. O grande destaque do restaurante é o forno. Ao todo pesa nove toneladas, veio de Nápoles e foi montado no próprio restaurante.

As pizzas não ficam mais de um minuto a cozer, para isso ajuda a pedra vulcânica do interior que mantém a temperatura nos 450 graus. Foi forrado com pastilhas de folha de ouro, daí o nome do espaço.

O branco é a cor predominante no espaço — está presente nas paredes, mesas e cadeiras. A cor é dada pelo forno, claro, pelas cervejas artesanais dispostas numa espécie de garrafeira e ainda pelos pratos de cerâmica típicos de Siena, em Itália — imagens que estão replicadas nos marcadores.

Carregue na foto para conhecer melhor o espaço e alguns dos pratos.