NiTfm live

Cafés e Bares

A nova cafetaria do Porto está cheia de bolachas caseiras

A Bolacheira fica na Foz e também serve cupcakes, tartes, quiches e refeições rápidas.
Foto de ES

Francisca Martins gostava de doces, mas sobretudo de bolachas. Fazia-as em várias formas, feitios e sabores para a família, amigos ou apenas conhecidos. E elas eram ajustadas a cada ocasião. Às tantas, a cozinha lá de casa já fabricava quase quatro quilos de bolachas por dia. Foi assim que ultrapassou os limites razoáveis de um hobby e que surgiu a ideia de criar um negócio. Mas como? Um blogue ou página de Facebook foram alternativas rapidamente descartadas, preferiu passar diretamente para um negócio aberto ao público. A 2 de setembro, A Bolacheira abriu as portas na zona da Foz, no Porto.

Ao todo, Francisca e Paulo, o namorado e sócio do projeto, têm no livro de receitas cerca de 15 variedades de bolachas, mas nem sempre estão todas disponíveis. Todos os dias há cerca de cinco variedades à venda, que pode comprar à unidade — os preços variam entre os 35 e os 55 cêntimos — ou em frasco personalizado com as bolachas que preferir — o pequeno custa 8,5€ e o grande 12€.

Apesar do tempo gasto com a escolha do nome — bolacheira é o nome dado a quem faz as bolachas, mas também ao recipiente que as guarda —, seria impensável haver apenas bolachas nas vitrines. Francisca reserva algum do seu tempo para fazer cupcakes caseiros. São mais de 20 diferentes, sendo que na loja há sempre duas a três variedades disponíveis por dia. Há ainda tartes de lima, banana e caramelo e framboesa.

Para refeições rápidas, pode pedir alguns dos salgados d’A Bolacheira: há bolinhos de bacalhau, rissóis, quiches diárias, sopas e saladas. Para acompanhar, peça um dos sumos do dia.

Carregue na imagem acima para conhecer tudo o que pode provar n’A Bolacheira.