My home

Dicas para destralhar a sua casa (antes de arrumar)

O verbo não existe, mas a palavra vem de tralha. A promessa é que se nos livrarmos dela, a nossa vida fluirá de outra forma. Para muito melhor, claro.

Há muito que nos é martelada a teoria de que uma casa arrumada é sinónimo de cabeça em ordem. Também muito se fala em organização e no quão útil esta “arma” poderá ser no nosso dia a dia, mas bastará arrumar?

Segundo Paula Margarido, especializada em Feng Shui pelo Instituto Macrobiótico Português, e autora do livro “Destralhe a sua casa” (15,21€ online e 16,90€ nas livrarias) é preciso “destralhar primeiro e [só] arrumar depois”.

“Deve fazer-se pelo menos uma vez por ano uma limpeza de tralha”, assevera. ”No entanto, há quem goste de ir fazendo”. Paula identifica esse tipo de pessoas como aquelas que fazem parte do elemento terra, no Feng Shui: “São, por norma, mais organizadas e metódicas”. Já as pessoas do elemento ar (árvore), estão mais aptas a fazer tudo de uma só leva: “São menos focados, logo precisam de se mentalizar nesse sentido e de, então, fazer tudo de uma só vez”.

“Deixar sair o velho para que o novo possa entrar”

No entanto este não é o quadro ideal. “Manter a casa é o grande segredo”, indica Paula. E por manutenção, leia-se, ter uma rotina de organização. Ir fazendo, ir limpando. E acima de tudo, aplicar a regra base defensora de que sempre que entra uma coisa nova, sai uma velha: “Só quando aprendemos a desapegarmos-nos, a deixar ir, é que estamos a abrir espaço para que novas coisas entrem na nossa vida”.

Afinal, o mais importante numa casa é que a boa energia circule livremente. Amontoados de tralha só servirão para estagnar a energia da casa, não permitindo que esta flua e o círculo pessoa-casa-energia é essencial para a criação de um bom ambiente. Paula, revela, entre risos, que se trata de fazer uma dieta à casa, acrescentando que muitas vezes, a própria pessoa também acaba por perder peso.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo  

outros artigos de my home