NiTfm live

Viagens

Thor está a conhecer o mundo em navios de contentores

O dinamarquês de 37 anos está a viajar há três anos, já visitou 124 países mas só pretende terminar em 2019. Aviões nem pensar — os navios comerciais são o único meio de transporte. 

Thor é reconhecido como um dos maiores deuses da mitologia nórdica e pagã, representa os trovões, as tempestades, a força e as batalhas. Por coincidência, Thor é também o nome deste dinamarquês que anda há mais de três anos a travar uma dura batalha: visitar todos os países do mundo sem apanhar um único avião. E como é que este homem já conseguiu visitar 124 países (está neste momento em Djibouti) com menos de 20€ no bolso por dia? Em navios comerciais, daqueles que levam contentores de mercadorias.

A curiosidade pelas viagens sempre existiu, tal como Torbjørn Pedersen – é este o nome completo de Thor – conta à NiT. Nasceu na Dinamarca em 1978, viveu no Canadá e nos Estados Unidos da América mas regressou à Dinamarca aos sete anos. Durante o serviço militar, teve de viajar para África e depois de voltar a casa começou a trabalhar em logística e exportação de mercadorias.

“Graças a esta carreira já visitei muitos sítios interessantes” conta à NiT. “Vivi dois anos na Líbia, um ano no Bangladesh, passei algum tempo no Cazaquistão, no Azerbaijão e também no círculo Ártico. Antes deste projeto já tinha visitado 54 países.”

A vontade de explorar e conhecer novos destinos sempre existiu, desde criança que Thor adorava subir a árvores, explorar florestas e conhecer novas pessoas. No entanto, e apesar de sempre ter viajado graças à sua carreira, nunca tinha pensado em embarcar – literalmente – numa aventura como esta. Foi graças a uma sugestão do pai que decidiu começar o projeto “Once Upon a Saga”.

“Recebi um email do meu pai que tinha um artigo sobre um jovem que já tinha viajado muito. Isto inspirou-me e rapidamente percebi que não havia ninguém que tivesse visitado todos os países do mundo sem apanhar um único avião. Um amigo convenceu-me que esta era uma oportunidade única para fazer história, viver uma aventura e inspirar pessoas pelo mundo inteiro.”

Thor vem de uma família numerosa, tem quatro irmãos, os pais e uma madrasta. O pai de Thor, que trabalha em vendas, é quem mais o apoia na concretização deste sonho. A mãe, que é guia turística para idosos, é também uma das suas maiores fãs, já que cada vez que entra no Facebook faz “likes” em todas as fotos do filho num espaço de cinco minutos.