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Treine a sério na rua e só com o peso do próprio corpo

A autora do blogue "Face to Fit" esteve com a NiT no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e mostrou que é possível fazer um treino puxado e potente, sem material nenhum.

Desde as 9 horas de 10 de março que a blogosfera ganhou uma nova página fit. Chama-se “Face to Fit” ea autora é Carmo Rhodes Sérgio, 24 anos (quase a fazer 25), que, nesta nova plataforma, partilha dicas de alimentação, de treino, de organização e ainda receitas. A NiT esteve com a blogger por dois motivos: primeiro, para conhecer o novo projeto e, depois, para saber como é que na rua, sem material nenhum e apenas com o peso do próprio corpo, se consegue fazer um treino potente e que queime muitas calorias — mais concretamente, até cerca de 800 calorias.

Como Carmo Rhodes Sérgio relata à NiT, nos primeiros 15 dias após o lançamento, o blogue teve 95,708 visualizações. Na página de Facebook, e em menos de um mês, já conta com mais de quatro mil seguidores. Apesar de ser formada na área de design e de trabalhar em comunicação e marketing, Carmo sempre se interessou por este lado mais fit: “Estudei muito sobre nutrição e fitness.”

Mas a mudança mais radical deu-se há cerca de um ano. Começou a treinar a sério, estabeleceu objetivos concretos e criou uma conta de Instagram, que atualmente é seguida por 14,5 mil pessoas. Tudo mudou nas suas rotinas: “A alimentação, os treinos, os dias de descanso, as cheat meals, o sono e, principalmente, a qualidade e forma de encarar a vida, que passou a ser mais calma.”

Na parte física também se notam as diferenças: “Há um ano estava com 23% de massa gorda e com 62 quilos. Agora estou com 15% de massa gorda e peso 60 quilos”, relata a blogger. “Vestia o 38 e agora visto o 36/34.”

É patrocinada pelo ginásio Malo Clinic, onde treina sempre com a PT Francis Elias, a especialista responsável pelo treino que a blogger fez para a NiT. Estes exercícios com que pode gastar até cerca de 800 calorias — o valor depende do metabolismo de cada pessoa e, por isso, não será igual para toda a gente — começa e acaba com uma corrida de 15 minutos, onde, ao todo se gastam mais de 300 calorias — dependendo da velocidade a que se vai, claro.

Entre o início e o fim, vem a parte mais importante do treino: duas sequências de exercícios funcionais (que terá de repetir várias vezes), que trabalham o corpo todo, com movimentos dinâmicos e explosivos, como agachamentos e lunges com saltos, flexões, pranchas e sprints. Nesta fase, pode gastar até 450 calorias.

Deverá realizar o primeiro conjunto de exercícios uma vez, descansar um minuto e, depois, repeti-lo mais duas vezes, sem descanso. Depois de mais uma pausa de um minuto, faça uma série do segundo circuito. Descanse, repita-o e finalize com os 15 minutos de corrida. Veja o vídeo para perceber melhor.

Se não treina há muito tempo, ou está mesmo a começar, este circuito poderá ser demasiado puxado. Se assim for, é preferível que faça apenas a parte do treino funcional, porque é muito completo — além de ajudar a queimar gordura, também tonifica os músculos.

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