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Ginásios e outdoor

Agachamentos: dez formas de fazer o melhor exercício para o rabo

É um movimento funcional e simples, que simula o ato de sentar. É também o melhor para trabalhar as pernas e os glúteos. Mas há várias formas de o fazer: umas intensificam o exercício, outras acrescentam o trabalho de outros músculos. 

Nunca nenhum outro exercício foi tão popular entre as senhoras. Os agachamentos são um exercício funcional, que não utiliza material nenhum e que depende apenas do peso do próprio corpo. Simula o ato de sentar e, para que seja bem feito e incida nos músculos certos, tem de seguir algumas regras: os joelhos não devem ultrapassar a ponta dos pés, as costas têm de estar direitas, os joelhos não podem colocar-se para dentro e o abdominal tem de estar contraído.

Quem faz dezenas de agachamentos básicos todos os treinos, começa a deixar de sentir o efeito passado pouco tempo — os músculos já estão habituados e, por isso, deixa de custar. Isto levanta algumas questões relacionadas com a motivação e potência do treino: é sempre bom inovar e saber adaptar os movimentos, para que ir ao ginásio não se torne aborrecido e rotineiro. É importante sabermos progredir e, mais importante, termos vontade de nos superar, com movimentos mais puxados e exigentes. 

A NiT esteve com o personal trainer João Maldonado, do Holmes Place, para descobrir que variantes do agachamento existem. Umas utilizam saltos, outras materiais do ginásio. Umas acrescentam o trabalho de outros músculos do corpo e há ainda alguns que potenciam determinadas zonas das pernas e dos glúteos, os maiores grupos musculares do corpo humano. 

Ao todo temos dez variantes de agachamento para lhe mostrar. Para as conhecer, carregue na imagem.