NiTfm live

Ginásios e outdoor

6 exercícios que o podem lesionar (se não os souber fazer bem)

A NiT falou com o fisioterapeuta do Holmes Place, Ricardo Cotrim, que indicou quais os movimentos mais susceptíveis de nos magoarem, caso não sejam bem executados.

À primeira vista, todos os exercícios mais básicos do ginásio parecem-nos super simples e fáceis de executar. Vemos os outros, imitamos e achamos que estamos a fazer tudo bem. O problema é que o exercício físico mexe com muitas partes do nosso corpo. Sobretudo quando é feito com auxílio de pesos ou nas máquinas. Se alguma coisa falhar, aplicarmos a força no local errado ou posicionarmos mal o corpo, repetidamente, a consequência pode ser uma (ou várias): lesões.

“Realizar um bom treino passa por conhecer o corpo e as suas limitações, bem como saber realizar os movimentos e não ter pressa na execução.” Quem o diz é Ricardo Cotrim, fisioterapeuta na cadeia de ginásios Holmes Place Alvalade. “Há alguns exercícios que, por falta de concentração ou de técnica, poderão provocar mais mal do que bem”, acrescenta.

A propósito disto, o fisioterapeuta disse à NiT quais é que são os exercícios mais susceptíveis de criar lesões no ginásio. Desde um simples agachamento, ou ao movimento de peso morto. O especialista considera que é essencial procurar um personal trainer ou fisioterapeuta, que “melhor do que ninguém, saberão aconselhar cada caso.”

Para conhecer os exercícios e saber que erros evitar, carregue na imagem acima.