Ginásios e outdoor

Este treino só dura 20 minutos, pode ser feito em casa (e promete resultados)

O método que segue é o EMOM que significa Every Minute on the Minute. O coach Nuno Tobias explica tudo e ainda prepara um circuito especial para os leitores da NiT.

“EMOM é um acrónimo do inglês ‘Every Minute on the Minute’“, explica à NiT Nuno Tobias, coach da Matchbox CrossFit. É um método de treino bastante comum no CrossFit, mas que pode ser usado em qualquer rotina de treino que procure intensidade com “resultados ótimos”.

Pode ser feito no ginásio, em casa ou na rua. Tudo depende dos exercícios incluídos, se têm material ou não. De acordo com o coach, “de forma simples, o objectivo desta metodologia de treino é executar um determinado número de repetições a cada minuto.” O que é que isto significa? Que para cada 60 segundos vai ter de fazer um número de repetições estipuladas para determinado exercício. Confuso? É muito simples. Exemplo: tem de completar sete burpees num minuto — o descanso acontece no tempo de sobra. Terminado e cumprido o exercício, o objetivo é passar ao seguinte e a fórmula repete-se. O tempo total do EMON varia: pode ser de cinco, dez ou 15 minutos ou 20 minutos, por exemplo.

Para o coach da Matchbox o EMOM é “ uma forma de garantir intensidade ao mesmo tempo que cumprimos objectivos específicos. Optimizar cada minuto do treino e claro pode ser adaptado às capacidades de cada um. “

O treinador Nuno Tobias preparou um treino EMOM para a NiT. Tem um total de 20 minutos e inclui quatro exercícios: burpee, lunge, flexão e abdominais. Tem um minuto para fazer as dez repetições de cada exercício, repetidamente, em sequência, até terminarem os 20 minutos. Sempre que terminar as dez repetições antes do tempo estipulado, aproveite para descansar. No total, vão ser realizadas cinco séries dos quatro exercícios.

Para ver a descrição e imagens dos exercícios, carregue na imagem acima.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT