Ginásios e outdoor

Estes são os exercícios que deve fazer na gravidez

Musculação, hidroginástica e hipopressivos vão fazer-lhe bem. Remo e bicicleta não devem entrar no plano de treinos.

Se está grávida e faz exercício, continue, modere apenas a intensidade. Se ainda não se rendeu ao desporto, o primeiro trimestre de gravidez é uma boa fase para começar. Um conselho do Master Trainer do Holmes Place, Paulo Ah Quin. Os benefícios são vários, quer para a mulher, quer para o bebé.

Para a mulher irá ajudar a reduzir a sensação de cansaço, prevenir as varizes, evitar o stress e a ansiedade. A gestação é normalmente um período especial mas por vezes algo conturbado. A atividade física pode contribuir para melhorar a experiência ao longo desta fase da vida.

Permitirá controlar o peso corporal, a manutenção da massa muscular e a melhorar a condição cardiovascular, bem como controlar a pressão arterial. Uma mãe com peso corporal saudável diminui a probabilidade do bebé nascer prematuro ou de cesariana, e reduz a probabilidade da criança nascer com excesso de peso. Atualmente, o excesso de peso das mães é um dos principais causadores de gravidezes com problemas (tal como o tabagismo e consumo de álcool), altamente prejudiciais para a saúde das crianças.

Ao manter o corpo fisicamente ativo, estará a prepará-lo para o momento do parto e também para recuperação no pós-parto.

A prática desportiva deve ser aconselhada pelo médico e ter o apoio de um profissional do exercício físico, de modo a assegurar as melhores condições e para que possa usufruir do corpo da melhor maneira.

Neste caso, os exercícios que trazem mais vantagens às gestantes são aqueles direcionados às alterações fisiológicas da mulher.

Proibidos
Remo e a bicicleta devem ser evitados devido às alterações morfológicas (aumento da barriga) pois ficam comprometidas ao obrigar ao afastamento dos joelhos para as realizar; exercícios com impacto também proibidos, assim como abdominais crunch (o exercício abdominal mais banal); e exercícios de alta intensidade, pois podem levar a uma falência de sistemas respiratórios ou esgotamento de reservas energéticas, para além de não priveligiar a técnica e ser mais propensos a lesões. A intensidade durante o período de gestação deve ser controlado e varia consoante a experiência da praticante.

Paulo Ah Quin deu à NiT sugestões das melhores atividades físicas para as mulheres grávidas. Carregue na imagem em cima e saiba quais são.

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