NiTfm live

Ginásios e outdoor

Operação praia 2017: plano de treino para estar em forma no próximo ano

É composto por oito exercícios e trabalha o corpo todo, bem como a condição física, em geral. As dicas são do PT Sérgio Queiros.

Bem sabemos que o verão parece estar longe de acabar, mas o que é certo é que as rotinas regressaram: os dias no escritório, as reuniões, as tarefas domésticas, as obrigações e responsabilidades de gente crescida. Os treinos e a alimentação equilibrada também já deveriam estar incluídas neste novo ciclo, mas ainda há todo um ano pela frente para se pensar nisso, certo? Errado.

Um corpo tonificado e saudável não aparece em dois dias, nem em dois meses. Por isso, em vez de começar a treinar desenfreadamente a partir de abril, planeie tudo com mais antecedência e deixe que o corpo e os treinos possam evoluir de forma gradual. A pensar nisto, a NiT falou com o personal trainer do Holmes Place Sérgio Queirós, e preparou a operação praia 2017: um plano de treino que trabalha o corpo todo e a condição física em geral.

Ao todo são oito exercícios que trabalham pernas, tronco e a zona central do corpo. Alguns são puramente de força (ou seja, para os músculos) e outros acrescentam, em simultâneo, a componente cardiovascular, que é o que promove o desgaste calórico.

De acordo com o PT, os exercícios não devem ser feitos por número específico de repetições. O plano de treino deverá ser efetuado, antes, por circuito: primeiro, execute cada exercício duas vezes, durante 40 segundos, e descanse 20 entre eles. Depois, volte a repetir o circuito, mas desta vez execute apenas uma vez cada exercício, durante os mesmos 40 segundos e tempos de descanso. Faça o máximo de repetições que conseguir durante o tempo estipulado. É também importante seguir a ordem apresentada, porque os exercícios estão distribuídos por zona do corpo: pernas, abdominal e tronco.

Desde agachamento com saltos, a salto à corda, ou flexões. Para conhecer o plano de treino, carregue na imagem acima.