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Manual para ficar com a barriga do Ryan Gosling

É mais simples do que parece: basta comer estes alimentos e seguir estes dez exercícios. Pelo meio, vai precisar de muita determinação.

No filme “Amor, Estúpido e Louco”, de 2011, Ryan Gosling interpreta Jacob Palmer, um homem desemprego que vive com o dinheiro da herança do pai, que se veste impecavelmente, que frequenta os melhores bares e que é capaz de seduzir qualquer mulher. Ao longo da história, Jacob acaba por se tornar no mentor de Cal, um quarentão recém separado, interpretado por Steve Carell.

Mas aquilo de que todas as mulheres (e alguns homens) se lembram mesmo deste filme, é da cena em que Ryan Gosling despe a camisola e mostra os abdominais perfeitos. Emily, interpretada pela atriz Emma Stone, limitou-se a dizer o que todas estávamos a pensar: “Só pode ter Photoshop”.

Não lhe conseguimos garantir que esta cena não foi alterada digitalmente, mas podemos garantir-lhe que — com muito esforço e disciplina — qualquer homem (e mulher) consegue ficar com um six pack mais ou menos parecido com o de Ryan Gosling. Como é que sabemos isto? Porque falámos com o personal trainer e nutricionista do Holmes Place, Bruno Ribeiro, que nos explicou quais é que são os oito principais alimentos que os homens devem consumir e quais é que são os dez exercícios fundamentais para atingir esse objetivo.

Mas antes, o especialista ainda deu à NiT algumas dicas essenciais para o tipo de alimentação — um dos principais truques para evitar a acumulação de gordura — que deve seguir.

“Aliar uma alimentação saudável de grande valor nutricional com um treino adequado são os pilares para ter uma barriga mais lisa”. Esqueça as gorduras saturadas e os hidratos de carbono simples e aposte em alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais, proteína e hidrato de carbono complexos.

“Aliar uma alimentação saudável de grande valor nutricional com um treino adequado são os pilares para ter uma barriga mais lisa”

“As fibras são muito importantes no controlo de peso e na redução da massa gorda, porque quando as fibras solúveis chegam ao estômago, formam um gel, que, ao mesmo tempo que reduz espaço para receber mais alimentos, atrasam o processo digestivo e diminuem a absorção de gorduras e açúcares, favorecendo a saciedade”, conta o especialista, que aconselha o consumo de vegetais e fruta.

É também importante privilegiar “alimentos ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico” — como cereais, arroz e massa integral, pão de mistura e aveia — porque eles “ajudam a manter a fome mais controlada entre as refeições”

De acordo com o especialista, “a proteína é a base para um metabolismo mais acelerado e e que queime gordura, ao mesmo tempo que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue”. Além disso, este macronutriente assume ainda “um importante papel na regeneração muscular” no pós-treino. Aposte nas fontes de proteína com menos gordura, como frango, coelho ou peru. E inclua todo o tipo de peixe, marisco e frutos secos na sua rotina diária.

Se pensa que tem de evitar por completo os alimentos com gordura, está enganado. “Ter uma ingestão adequada de gordura insaturada é fundamental para potênciar a perda de massa gorda”, explica o PT. “O nosso organismo precisa de gordura boa para queimar a má”. Para o consumo deste nutriente, aposte em frutos secos, no abacate, coco e azeite extra virgem.

 

Por outro lado, evite hidratos de carbono simples — como massa e arroz brancos, bolachas, bolos e doces —, bem como gorduras saturadas “presentes na maior parte das carnes vermelhas, manteigas, natas e produtos de charcutaria ou pastelaria e processados”. As bebidas alcoólicas também são para esquecer.

Quanto ao treino, é importante realçar que a

lém dos movimentos específicos para fortalecer a zona abdominal, é importante esforçar-se nos treinos cardiovasculares — como corrida ,bicicleta, elíptica,ou aulas de grupo que puxem pela resistência — para conseguir queimar a gordura em excesso.

Posto isto, Bruno Ribeiro escolheu os oito alimentos e os dez exercícios obrigatórios para ficar com uma barriga igual à de Ryan Gosling — faça duas séries com 15 a 20 repetições, de quatro ou cinco exercícios que lhe vamos mostrar, todos os dias.

Carregue na imagem acima para os conhecer.