NiTfm live

Televisão

Festival da Canção: estes foram os vencedores da primeira semifinal

Das oito canções em competição, só quatro passaram à última fase. Os Viva La Diva foram escolhidos pelo público, Salvador Sobral pelo júri.

“Nova Glória”, composta por Nuno Gonçalves (The Gift) e interpretada pelos Viva La Diva, foi a última canção apresentada na primeira semifinal do Festival da Canção — transmitida este domingo, 19 de fevereiro, pela RTP1 — mas a que conquistou os espectadores, já que foi a mais votada pelo público. O júri (com nomes como Nuno Markl, Dora, Tozé Brito, Ramon Galarza ou Inês Lopes Gonçalves) escolheu um tema de Luísa Sobral, “Amar Pelos Dois”, interpretado pelo irmão da cantora, Salvador Sobral.

Os dois lugares restantes na final foram ocupados por Fernando Daniel, com “Poema a Dois”, e Deolinda Kinzimba, que cantou “O Que Eu Vi Nos Teus Olhos”, criada por Rita Redshoes. Fora da competição ficaram Márcia, Rui Drumond, Lisa Garden e Golden Slumbers.

No próximo domingo, dia 26, a RTP1 transmite a segunda semifinal. Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira substituem Sónia Araújo e José Carlos Malato na apresentação. As novas oito canções em prova têm intérpretes como Lena d’Água e compositores como João Só e Noiserv.

A final do Festival da Canção 2017 está marcada para 5 de março no Coliseu dos Recreios e será conduzida por Catarina Furtado e Sílvia Alberto. Portugal vai depois atuar na primeira semifinal da Eurovisão, a 9 de maio. Terá como adversários Bélgica, Suécia, Polónia, Grécia ou Finlândia. A final está agendada para dia 13 em Kiev, Ucrânia.

Descubra agora as quatro primeiras canções apuradas.