NiTfm live

Cinema

“Bird Box”: o thriller da Netflix que ensinou Sandra Bullock a ser cega

Estreou esta sexta-feira, 21 de dezembro, na plataforma de streaming. John Malkovich e Sarah Paulson completam o elenco.
Sandra Bullock tem 54 anos.

É a nova grande produção da Netflix. “Bird Box” estreou na plataforma de streaming esta sexta-feira, 21 de dezembro, e é um thriller psicológico e distópico. Sandra Bullock é a grande protagonista do filme realizado pela dinamarquesa Susanne Bier.

A história tem algumas semelhanças com “Um Lugar Silencioso”, filme deste ano realizado por John Krasinski e protagonizado pelo próprio e pela mulher, Emily Blunt — só que, neste caso, em vez de não poderem fazer barulho, as personagens não podem ver.

Neste mundo há uma perigosa entidade, criatura ou vírus — ninguém sabe muito bem o quê — que faz com que as pessoas se suicidem. Basta olharem para ela para tirarem instantaneamente a própria vida. Por causa disso, os poucos sobreviventes souberam tapar todas as janelas de casa e quando estão na rua — não convém ser durante muito tempo — têm de andar vendados e fingir que são cegos, mesmo que não o sejam.

Sandra Bullock interpreta uma mãe guerreira, disposta a tudo para salvar os filhos naquele mundo cruel. Para fazer o papel, a atriz americana de 54 anos teve aulas com um coach cego, que trabalha com pessoas que acabaram de perder a visão e que se têm de adaptar à nova condição.

“O que ele nos deu foram as ferramentas e os truques que são usados, nem que fosse uma bengala. Quando fazes um som, consegues ouvi-lo a dispersar-se. Se estás num campo aberto, consegues ouvi-lo, senti-lo. Quando chegámos aos cenários de gravação, conseguíamos sentir tudo”, disse Sandra Bullock.

A atriz quis mesmo gravar várias cenas do filme vendada, sem poder ver nada, para que o comportamento fosse o mais natural possível. “Se eu caísse, dizia para me deixarem cair. Se acertasse nalguma coisa, dizia para me deixarem fazê-lo, a não ser que eu parasse. Só parei uma vez quando comecei a sangrar.”

Sandra Bullock diz que foi um “desafio” gravar este filme com tantas cenas de olhos vendados, sobretudo quando não conseguia comunicar com os outros atores pelo olhar. Os operadores de câmara foram instruídos para que se adaptassem aos movimentos dos atores, que poderiam variar já que estavam vendados em várias cenas.

John Malkovich, Sarah Paulson, BD Wong e Trevante Rhodes também fazem parte do elenco de “Bird Box”, que inclui ainda um papel do rapper Machine Gun Kelly. A história baseia-se no livro com o mesmo título do escritor americano Josh Malerman, publicado em 2015.

Sandra Bullock gravou esta cena sem ver nada.