Restaurantes

Steakburgers, batidos e Joana Vasconcelos na Baixa do Porto

A terceira e principal loja da Steak ’n Shake no País foi inaugurada esta segunda-feira, 24 de janeiro, e dá uma obra de arte inédita à cidade.

A gigante lona que cobria a fachada do edifício da Praça Guilherme Gomes Fernandes foi finalmente descoberta, revelando assim a primeira obra de Joana Vasconcelos na cidade: um mural colorido com mais de 20 metros, que cruza a arte pop com a tradição portuguesa, e que serve de face ao novo restaurante da Baixa. Trata-se da flagship store da cadeia norte-americana Steak ’n Shake, que começou a servir os famosos steakburgers e milkshakes esta terça-feira, 24 de janeiro.

A parceria entre a cadeia e a artista plástica portuguesa foi anunciada na segunda-feira, durante o evento da inauguração oficial que juntou figuras conhecidas, entre elas o próprio Presidente da Câmara, Rui Moreira. Mais importante: os steakburgers e milkshakes já estão disponíveis para todos os que os queiram provar.

O que é um steakburger? É uma espécie de tradição americana que teve início em 1934, quando Gus Belt começou a preparar os hambúrgueres artesanais em frente aos clientes, que podiam ver todo o processo de transformação de cortes nobres como o T-Bone e lombo de vaca em, lá está, steakburgers. Mais de oito décadas depois da abertura do pequeno diner no estado do Illinois, a fórmula é replicada em mais de 550 restaurantes espalhados por todo o mundo, onde Portugal está representado com três lojas: a mais recente, no Porto, e outras duas no Fórum Montijo e no Almada Forum.

joana vasconcelos

Artesanal é a palavra chave da nova hamburgueria da cidade, que se gaba de preparar à mão as batatas fritas que acompanham os steakburgers, bem como os batidos de sabores e proporções imponentes.

De que é feita uma refeição no Steak ’n Shake? Passa, obrigatoriamente, pelos steakburgers clássicos: a antiga receita do Original Double ’n Cheese, com um duplo hambúrguer acompanhado com queijo americano, alface, picles, tomate, cebola e ketchup, ou as 170 gramas do Signature Steakburger, com queijo fundido, alface, picles, tomate e cebola roxa. Para acompanhar, as batatas caseiras servem-se simples ou cobertas com Cheddar ou bacon.

Esqueça os refrigerantes. No Steak ’n Shake, a refeição é à americana e faz-se com um batido num copo gigante de vidro onde nunca falta, literalmente, a cereja no topo. A combinação de leite e gelado pode ser pedida no trio de sabores clássicos — chocolate, baunilha e morango — ou nas versões pecaminosas com Nutella, Speculoos, M&M’s, Oreo, Smarties, caramelo salgado ou banana e chocolate.

No interior do edifício de três pisos, totalmente ocupado pela cadeia, o ambiente é o de um diner americano moderno, com a cozinha à vista, seguindo as regras do slogan oficial “In Sight It Must Be Right”. Mas é na fachada que se prolonga entre a Praça e a Rua de Sá de Noronha, onde há também uma entrada para o espaço, que está a peça central da decoração do novo Steak ’n Shake. O mural colorido e pintado à mão de Joana Vasconcelos tem uma versão mais pequena, no interior da sala de jantar, e que representa a primeira parceria artística da cadeia nos mais de 80 anos de história.

localização, contactos e horários

morada
  • Steak ‘n Shake – Porto [ver mapa]
    Praça Guilherme Gomes Fernandes, 67,
site e redes sociais
horários
  • Domingo a quinta-feira
  • Das: 11:30
  • Às: 23:00
  • Sexta e sábado
  • Das: 11:30
  • Às: 02:00

ficha técnica

tipo(s) de cozinha
Hamburgueria
intervalo de valores
Entre 10€ e 20€
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo  

outros artigos de buzzfood